terça-feira, 28 de setembro de 2010

Questão de gosto

E eu preciso concordar contigo?

Da mesma forma que se discute por aí se as placas de vídeo nVidia são melhores ou as placas ATi, também temos as discussões sobre PS3 vs Xbox 360, Nintendo Wii vs Zeebo (hehehe), Killzone 2 vs Halo 3, PSP vs Nintendo DS, etc.

Mas será que realmente existe um "melhor". Às vezes sim, às vezes não. Como isso?

Digamos assim: em alguns pontos técnicos um pode levar vantagem sobre o outro, como por exemplo a placa de vídeo ATi Radeon HD 4850 possui tecnologia superior a nVidia GeForce 8800GT, ambas são concorrentes diretas uma da outra, porém certos jogos se saem muito melhor em placas nVidia do que ATi, dando diferenças gritantes de velocidade, além do que o processamento de efeitos especiais por PhysX via hardware só está presente nas placas nVidia.

Mas nesse artigo vou trabalhar num assunto que pipocou dias desses no grupo de discussão Xtremegamers-br, lá do Yahoogroups!, que foi: PSP ou Nintendo DS.

Need for Speed ProStreet - Nintendo DS 

Ora, isso é difícil. Claro que o PSP tem melhor qualidade gráfica, perfazendo muita diferença entre os hardwares, mas temos que levar em conta a capacidade da Nintendo e a jogabilidade existente no Nintendo DS.



Need for Speed - PSP

Mas qual a questão que devemos levar em conta para selecionarmos qual o melhor entre os dois? Simplesmente baseando no seu gosto pessoal.

Vejam bem, o Nintendo DS possui uma enorme softteca de jogos com jogabilidade singular, que agradam a muitos. Sempre buscar inovar, surpreendendo.

Já o PSP traz jogos mais sérios, com qualidade acima do que vimos na época do PlayStation 2. Não deixa de inovar, mas seus jogos são normalmente diferentes do que você verá no Nintendo DS.


Sonic é um bom exemplo para discutirmos sobre isso. No Nintendo DS o jogo possui toda aquela qualidade e emoção presentes nas versões de antigamente. Normalmente quem jogo se diverte muito.


Já a versão PSP é praticamente um jogo de corrida, belíssimo, mas não tem a ver com as versões passadas. Não espere ver aqui aquele Sonic que lhe divertiu na época do Mega Drive ou do Dreamcast. Porém não é um jogo chato, pelo contrário, um ótimo jogo muito bem feito para um público diferente.

São diferenças grandes na jogabilidade, por esse motivo o que você tem que ter em mente ao fazer uma escolha é qual vai lhe agradar mais.

Eu mesmo fiz vários testes com o PSP e com o Nintendo DS. Acabei optando por ficar com o portátil da Sony, mas não considero o Nintendo DS ruim, apenas não se adequou ao meu gosto. Tenho o GameBoy Advanced e sou feliz com ele. Bom, tenho um PSP 3000 e dois GameBoys Advanced!

Então, não critique o console do seu "vizinho", saiba que para ele pode ser o melhor que há, pois é o que encaixou para o gosto dele. Se não deu certo contigo, fique com o que te fez feliz.

Concorda?


segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Emulando o joystick do Xbox 360 nos PCs

Raios que esse jogo só funciona com o joystick da Microsoft

Pois é... os jogos padrão Games for Windows tem por obrigação que darem suporte a apenas o joystick da Microsoft, o modelo Xbox 360. A nenhum outro mais.

Mas há uma solução simples e fácil.

Primeiro, baixe esse arquivo:

http://www.4shared.com/file/chRZWpw2/Xbox360_emulador_joy.html

Despois descompacte os arquivos.
 
Copie os arquivos para a pasta onde se encontra o seu jogo. SIMPLESMENTE ISSO!
 
Agora entre no seu jogo, note que haverá um bipe avisando que as DLLs foram lidas. O seu joystick será lido como um padrão Xbox 360.
 
Caso ocorra do jogo não entrar e apresentar algum erro de DLL, apague o arquivo dinput8.dll e tente novamente. Mas apague apenas o que está na pasta do jogo.
 
Abraços.