domingo, 4 de dezembro de 2011

A revolução do mercado digital no Brasil

O Brasil cada vez mais avançando

Você já deve conhecer os serviços do PontoFrio Digital, Casas Bahia Digital, Steam e o recente Nuuvem. Agora temos outra opção também interessante, que é o Xogo.

A introdução desses serviços digitais caracterizam que os empresários estão confiantes no mercado nacional, um mercado manchado pelo rótulo de consumidor de produtos piratas. Porém é notório a importância que o Brasil exerce no mundo à fora, tanto que as três empresas fabricantes de consoles estão presentes, após um tenebroso inverno.

Independente se são concorrentes entre si (o que é bom para o nós), as empresas que vendem jogos no formato digital estão aí para nos garantir a diversão o mais rápido possível com preços cada vez mais interessantes.

O serviço do Xogo dispõe de jogos de diversas produtoras, como:


Activision
Bethesda
Capcom
Electronic Arts
Namco Bandai
Rockstar
Sega
Square Enix - Eidos
THQ
Ubisoft

Realizei algumas compras e tudo ocorreu bem, podendo inclusive pagar com cartão de crédito parcelando em até 12 vezes!

Ao precisar do atendimento ao cliente, eu fui rapidamente atendido. O que ajuda muito na confiança com a empresa, algo que lembra o ótimo atendimento da Electronic Arts.

Nosso objetivo não é o de criar qualquer atrito, porém como a PontoFrio e as Casas Bahia tratam o serviço digital como apenas "mais um" do seu portifólio, vamos fazer uma analogia superficial entre Nuuvem e Xogo, os dois serviços que realmente levam a sério o mercado de jogos digitais:

Interface:
  • Nuuvem: mais séria, dá ao site uma aparência profissional ao nível dos sites de vendas digitais internacionais, as principais funções estão na página principal;
  • Xogo: bem menos elegante, porém mantém as principais funções à mão, o que o torna bem mais otimizado, inclusive mantendo-o atualizado.
Jogos:
  • Nuuvem: possui uma grande gama de softhouses participantes, porém ainda poucos jogos disponíveis;
  • Xogo: menos softhouses disponíveis e muito mais jogos à sua disposição.
Forma de Pagamento:
  • Nuuvem: usa o serviço do Pagseguro do UOL, confiável. Às vezes é lento na autorização do pagamento;
  • Xogo: usa o serviço do Pagamento Digital do BuscaPé, também confiável. Às vezes é lento na autorização do pagamento.
Download dos Jogos:
  • Nuuvem: usa gerenciador de download próprio; permite que se faça backup da maioria dos jogos baixados; problemas de que alguns downloads não permitem que você pare e depois continue; problemas com downloads que podem ser forçados a começar tudo novamente, mesmo após completado; por ser serviço próprio, entrega alguns jogos preparados para o mercado brasileiro (com adaptação para a língua nacional);
  • Xogo: libera link para download onde você pode usar o seu gerenciador de downloads preferido; por fornecer os links, você não tem problemas de parar e continuar o download; não há risco de ter que recomeçar o download do início mesmo após a conclusão; por ser um serviço em união com outro internacional, os jogos não estão adaptados para o mercado nacional, então só há suporte a língua nacional se o jogo já o tiver no exterior.
Preços:
  • Nuuvem: preços altamente competitivos, os jogos da SEGA são um destaque à parte;
  • Xogo: também possui preços competitivos, os jogos da EA são mais interessantes comprar aqui do que no próprio serviço Origin da Softhouse.
Promoções:
  • Nuuvem: sempre tem alguma promoção, algumas derrubam os preços de forma agressiva;
  • Xogo: possui um catálogo em promoção muito maior, alguns preços são menores do que hambúrguer.

Quem é melhor? Nenhum dos dois! Ambos possuem características diferentes, com suas próprias qualidades e pedras no caminho a serem dribladas. Então podemos considerar que AMBOS são excelentes opções, não devendo nada aos serviços internacionais!

São exemplos de iniciativa, coragem empreendedora e confiança no mercado nacional.

Dou meus parabéns ao site Xogo que acrescentou mais opções para que nós, amantes de jogos em PC, possamos ter de onde comprar a nossa diversão.

Pena que também não tem em seu cardápio os jogos da Codemasters que até hoje não chegou em nenhum, mas esperamos que o serviço continue a crescer.

O que eu posso dizer é que iniciativas louváveis como essa me fazem cada vez mais ser feliz e confiante com a maturidade do Brasil. Parabéns, Xogo.