terça-feira, 28 de abril de 2009

O UAC do Windows Vista e Windows 7

Que coisa chata essa UAC...

É chato? Mas é muito útil.

O objetivo do UAC é reduzir o acesso ao sistema operacional através do uso de contas de usuário padrões e limitar o nível administrativo nos processos vitais. Este limite minimiza o poder do usuário em alterar as configurações que poderiam desestabilizar o computador ou expor a rede à vírus e outros malwares que infectam os computadores.

Ou seja, em vários momentos instalamos aplicativos que provocam alterações profundas no sistema operacional, tornando-o instável. Algumas vezes esses aplicativos são vírus ou worms.

O UAC não é perfeito, mas bloqueia várias portas de entrada de problemas para a sua vida.

No Windows 7 você tem a opção de diminuir o incômodo causado pelos avisos do UAC para eventos mais importantes. Eu recomendo nunca desativar, pois a desativação deixará o seu computador exposto a qualquer programa que queira fazer dele o que bem entender.

Então, tenha em mente que o UAC é benéfico, pois hackers e crackers nunca deixarão de existir, e os computadores sempre serão alvo de tentativas de invasão ou furto de informações. O UAC é mais um componente na luta contra esses malefícios da modernidade.

Ele age diminuindo os privilégios dos programas, forçando-os a pedirem permissão para efetuar certas tarefas.

Como opção você pode ativar para que esses avisos sejam emitidos apenas 1 vez para cada programa ou sempre que o mesmo programa tente efetuar modificações no ambiente operacional.

Eu creio que apenas 1 vez seja o suficiente. Assim, se você liberar você já terá ciência do que estará fazendo.

Lembre-se: UAC é benéfico. Ou então, não reclame quando o seu sistema operacional estiver todo danado por modificações absurdas que muitos programas fazem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário