sábado, 9 de maio de 2009

ISOs de Sega Saturn - Emuladores

Eu quero emular o Saturn, mas está difícil...


Por quê está difícil? Falta do emulador? Baixe esse:


http://www.4shared.com/file/104166118/40a43add/SSF_010_alpha_R2.html


Muito bom e é o que eu estou usando. Suporta até o joystick, pena que não emula o joystick 3D.

Se for por falta dos arquivos de BIOS do Sega Saturn, então baixe aqui:


http://www.4shared.com/file/104166319/3427de25/SaturnBios.html


E as imagens ISO para jogar? Você pode baixar num dos seguintes sites:


http://romhustler.net/ ou no http://nitroroms.com/ .


Sendo que no Romhustler as imagens estão divididas, então talvez mais fácil para baixar para que tem banda não tão larga e no nitroroms estão num só arquivo ZIP, porém com um limite muito alto de quantidade de downloads.


Opa! Baixei o emulador, as BIOS e peguei uma imagem de um jogo lá no site. Mas o que eu faço com essa "imagem" de jogo?



Você pode usar o Alcohol 120% para emular uma unidade virtual e carregar a imagem do jogo lá ou então usar o mesmo programa para gravar em um CD e depois executar o jogo.


Tá, funcionou para um mas para outro jogo não. Quando começo o emulador, ele vai para a tela de configuração do Saturn e não reconhece o jogo. O que aconteceu?


Não sei o motivo, mas algumas ISOs foram publicadas com informações erradas. Então o Sega Saturn não consegue reconhecer a imagem como se fosse um jogo seu. Mas isso tem cura, você não precisa se desesperar em ter baixado aquele arquivo enorme e ele não está funcionando.


Como fazer? Primeiro baixe esse programinha E O GUARDE BEM:


http://www.4shared.com/file/104316584/60311878/CDmage1-02-1B5.html


Esse programa permite verificar e corrigir erros de setores nas imagens de qualquer tipo. Não necessariamente de SEGA Saturn. Mas nesse tutorial é para tal coisa.

Primeiro, agora que nós temos uma ISO que não funciona, vamos abrir o programa.

Depois clique no botão abrir e vai aparecer a janela de abrir arquivo. Procure pelo arquivo .CUE da sua imagem. Abra-o com na figura abaixo:





Depois abra a imagem .BIN caso o programa não consiga identificar onde está a imagem. Algumas vezes o arquivo .CUE possui a indicação de pasta onde a imagem deveria estar. Isso é errado.


A imagem está aberta? Então vá para o menu Action e selecione "Scan For Corruption":





Se aparecer a pequena janela abaixo, parabéns, sua ISO tem problema mas é corrigível. Caso contrário, pode ser que a sua ISO esteja correta mas você deve ir lá no emulador e mudar a REGIÃO dele para a correspondente do jogo. Tipo X-men vs Street Fighter é um jogo que roda na região Japão, se no emulador estiver USA e Brasil, nada feito.





Se a ISO estiver mesmo com problemas, selecione a opção "Repair Corrupted Sectors" como indicado na figura abaixo:






O programa vai pesquisar por toda a ISO pelos setores corrompidos e vai corrigir. Depois disso selecione em Action a opção "Rebuild Sector Fields...". Essa opção vai refazer todos os setores garantindo o "bem-estar" da sua imagem ISO.



E o que falta? Apenas salve a sua nova imagem ISO em outro local, por segurança. Vá no Alcohol ou em outro programa que você use para emular unidade virtual e carregue a nova imagem. Abra o emulador e teste.
Nos casos que eu tive só hoje (Burning Rangers, Shining Force III e Shining Wisdom) eu obtive 100% de sucesso. Espero que você também o tenha.

4 comentários:

  1. Pô Edilson

    Gostei muito de seu post no videogamebr e achei legal você ter postado o endereço de seu blog, pois é um assunto que eu já tive de correr muito atrás para compreendê-lo.

    Fazer rodar novamente uma iso problemática no videogame é coisa de herói, mas como não tenho mais o Saturn, só poderei testar este seu método, terei de esperar para quando aparecer um Saturn desbloqueado na minha frente novamente.

    Existe um grupo no Yahoo Groups chamado segasaturn-brasil em que participo e que de vez em quando pinta uma dúvida neste nível aí, mas por enquanto para tudo demos um jeito.

    ResponderExcluir
  2. Poxa cara,pensei que funcionaria aqui,mas o programa de consertar imagem nem abre ele...tenho uns 5 jogos desse jeito,o .cue .iso e uns mp3,mas não abre nem com reza brava :( teria alguma outra soluição? abraço.

    ResponderExcluir
  3. fascinante muito bem detalhado e explikado muito obrigado ajudou muito ^^

    ResponderExcluir
  4. facilitou muito , obrigadão............

    ResponderExcluir