sábado, 15 de outubro de 2011

Mafia: um dos mais incríveis jogos de todos os tempos

Existe um termo que irrita muita gente: "o mundo se divide em antes e depois de...". Sim, é muito babado e às vezes mal usado, mas em alguns casos temos que dar o braço a torcer pois chega a ser verdade sim.

Sabemos que Steve Jobs mudou o mundo quando introduziu o Personal Computer nos lares quando o mercado era dominado exclusivamente de computadores voltados para empresas.

Mesmo assim o computador era difícil de usar até que um grupo de engenheiros da Xerox criou um aparelhinho que foi apelidado como... mouse!

Os jogos só faziam sucesso se fossem em 2D, pois gráficos 3D não eram tão divertidos assim, até que a Nintendo mostrou um mundo enorme, lindo e divertido em Mario 64.

Porém tudo era linear até que um jogo criou o termo Sandbox! O mundo estava às suas mãos, você poderia ir a onde quisesse, esse jogo era o Grand Theft Auto 3.

De GTA 3 tivemos muitas variantes, umas divertidíssimas e outras que foram muito mal feitas. Nessa se destaca um jogo que foi lançado pouco depois, criado pela equipe suíça Illusion Works, não podemos dizer que é uma variante de GTA 3 pois o pouco tempo que separa um jogo do outro nos leva a crer que estavam sendo desenvolvidos juntos. Se Mafia tivesse saído antes, ele seria o jogo revolucionário e não GTA 3.

Uma das características bem-vindas de Mafia foram os perfis dos jogadores separados e o save contínuo, onde a cada missão o jogo salva em slot separado! Perfeito.

História

A narrativa do jogo se passa na década de 30 do século passado, onde imperava a lei seca nos Estados Unidos. Um taxista chamado Tommy Angelo se vê no meio do fogo cruzado entre polícia e mafiosos do tráfego de bebidas, a família Salieri, onde chefe é Don Salieri.

Após salvar seus empregados, você é convidado a fazer "trabalhos" para a família em troca de dinheiro, fama e proteção.

Jogabilidade

Com uma física bem elaborada (até mesmo para a época) o jogo se passa entre missões a pé ou dirigindo. Lembra muito mais Driver do que GTA em sí.

Os controles são fáceis de se usar e envolve do uso de armas, assovios, correr, andar e outros.

As missões são bem diversificadas, possuindo até corridas em autódromo que podem fazer muitos fãs de jogos de corrida ficarem satisfeitos.

Som

Infelizmente o que faltou aqui foram opções de músicas da época, praticamente só temos instrumentais que pouco abrilhantam o jogo. Já com relação aos efeitos sonoros e às vozes tudo está perfeito.

Gráficos

É notadamente inferior a GTA 3, mesmo tendo saído depois, porém consegue manter a magia e o glamour daquela época.

Diversão

Aqui é incontestável. O jogo é muito divertido. Porém não ache que se resume a ser mal como em GTA. Você pode até ser um bandido, mas tem seus preceitos morais e o jogo cobra muito isso. Se você agredir pessoas inocentes será punido, se ultrapassar a velocidade máxima será punido, se der uma de louco também será punido. Algo mais próximo da realidade.

Se você considera que GTA é muito exagerado na sua forma de transgredir a lei, Mafia se torna uma escolha fácil. Em momento algum você será criticado por jogar um jogo onde o personagem principal é um bandido mas que tem que andar "na linha".

Detalhes para o momento picante entre Tommy e Maria.









Vou partir para avaliar o jogo, lembre-se que essa avaliação é feita pensando-se na época, não nos dias de hoje.

O jogo você pode comprar aqui: http://nuuvem.com.br/produto/138-mafia

AVALIAÇÃO DO JOGO


Gráficos: 8
Som: 7
Jogabilidade: 9
Diversão: 9
História: 9


Notal Final: 8.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário