terça-feira, 6 de julho de 2010

Alan Wake fracassa no Xbox 360

Quero ver falar que a culpa é da pirataria dos PCs

Lançado em 18 de maio nos EUA e exclusivo para Xbox 360, Alan Wake, thriller psicológico da produtora finlandesa Remedy, vendeu menos de 200 mil cópias. Os dados foram fornecidos pelo analista Michael Pachter, da Wedbush Morgan Securities.

A informação do analista é similar à oferecida pelo site VGChartz: menos de 200 mil unidades nos EUA durante suas primeiras duas semanas de disponibilidade. Já as vendas até agora no mundo acumulam 521 mil cópias, de acordo com o site.

Para efeito de comparação, "Red Dead Redemption", título de ação e 'sandbox' no Velho Oeste da Rockstar para PS3 e 360, vendeu 1,5 milhão de cópias nesse mesmo período nos EUA. Ao mesmo tempo, "Super Mario Galaxy 2", exclusivo da Nintendo para o Wii, chegou a meio milhão de unidades, muito abaixo do seu antecessor, de acordo com Pachter.

Outros títulos que também venderam menos de 200 mil nos EUA nesse último trimestre estão "Prince of Persia The Forgotten Sands", "Blur", "Lost Planet 2" e "Skate 3".

Realmente é lámentavel visto que games que vendem pouco dificilmente ganham uma boa continuação!!!

Porém é relevante pensarmos que hoje, tendo em vista as péssimas vendas desse jogo para Xbox 360, não seria justificável a Microsoft, que exigiu da Remedy a exclusividade para seu console, liberar a empresa para lançar a versão PC? O jogo foi todo desenvolvido pensando no lançamento duplo: PCs e X360, porém numa certa altura, já na parte final, a Microsoft mudou sua estratégia e pôs exclusividade para ajudar a alavancar mais o seu investimento no X360.

Deu certo? Não. Se o jogo não vende muito isso quer dizer que não fez diferença na hora da decisão de "qual console eu vou comprar". Mas e agora? Agora quem está na lama, pior não dá pra ficar. O que eles deveriam fazer é liberar a versão PC. Se estiverem com medo dos custos disso, que vendam apenas na forma digital, seja ela o Steam ou o próprio Games on Demand da Microsoft. Isso não é uma coisa tão lógica a se fazer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário