sábado, 3 de julho de 2010

Alpha Protocol - Review

Injusto dizer que esse jogo é ruim

Alpha Protocol é um RPG no melhor estilo que vem aparecendo no ocidente, como o Mass Effect! Infelizmente como o Mass Effect 2 apareceu antes desse jogo as comparações talvez não fizeram justiça ao jogo. Foi duramente criticado, mesmo estando com notas razoavelmente boas na mídia especializada.


Bom, agora eu pude testar o jogo no X360 e nos PCs.

Você encarna o Michael Thorton, um ex-agente do governo que fora traído e expulso por não ter conseguido fazer nada contra um ataque terrorista a um avião de passageiros. Tempos depois, você acorda numa cama de uma unidade médica dentro da organização Alpha Protocol, uma agência de espionagem particular que presta serviços ao governo americano. Como sua primeira missão você terá que investigar e prender o líder terrorista Al-Samad.

Analisando o jogo em partes nós temos que o enredo em nada lembra Mass Effect. Lá é no futuro e aqui é no presente. Se for apenas pelos dois serem RPGs parecidos na jogabilidade então aí sim fica comprovada que a comparação é sem cabimento.

Eu sou fã de Mass Effect, mas tratarei de analisar o jogo a frio modo. Sem o passionismo de querer compara-lo à obra prima da Electronic Arts.

Primeiramente a jogabilidade. Único ponto similar, talvez, ao jogo da EA. Aqui os controles do X360 são simples, nada de exigências maiores. Nos PCs você pode escolher entre usar o conjunto teclado+mouse ou o joystick padrão X360.

Na verdade eu tenho a ousadia o suficiente de dizer que esse jogo é mais parecido com Syphon Filter ou Metal Gear do que com Mass Effect em sua jogabilidade. No direcional digital você coloca gadgets (como bombas, rádio, flashbangs ou First-Aids), usando o botão LT você mira e o RT atira! O analógico esquerdo movimenta, o direito move a câmera, botão A serve para andar mais rápido ou tomar decisão e o Y troca a arma. Ah, tá, o B serve para dar porrada! Como eu disse: Syphon Filter puro!

Os momentos de RPG na jogabilidade está em "hackear" os PCs, sabotar o esquema elétrico dos alarmes ou abrir cadeados. A parte de abrir os cadeados achei um porre tão grande, que quando eu achava uma parta fechada assim, metia o chute! Que venham os inimigos, prefiro ao invés de perder tanto tempo com os cadeados.

Tanto "hackear" os PCs quanto mexer no esquema elétrico dos alarmes também ficaram muito chato. Às vezes o esquema é tão grande que fica difícil fazer uma análise do joguinho de "qual caminho pegar até o ponto X?".

O diálogo é também diferente do modo que a BioWare usou em Mass Effect. Lá você escolhe literalmente a resposta. Aqui você escolhe o "tom" da resposta.

Normalmente [X] para bom humor, [Y] para resposta agressiva e [B] para uma resposta profissional. De acordo com as suas respostas ou você vai ganhando afinidade ou vai perdendo. E não se engane que você deve apenas GANHAR afinidade. É melhor que em alguns casos você tenha o mínimo de afinidade possível, provocando até medo, ganhando respeito e temor do seu companheiro. Cabe a você descobrir de quem impor e de quem agradar.

Na questão dos gráficos, novamente nós temos uma recompilação de um jogo de Xbox 360 para os PCs. O jogo usa a engine Unreal Tournament 3 que é totalmente compatível com o DirectX 10. Mas como o jogo foi projetado para os consoles você não notará nenhuma melhora no seu PC. Sinto muito.

Tanto nos consoles quanto no PC as texturas são de baixa qualidade, ao meu ver. O sistema de iluminação ficou ótimo. Parabéns para a Obsidian, mas o resto...

Os efeitos até agora foram decentes, nada de que você vá dizer: QUE LOUCO!!!!. Apenas mais do que você já viu por aí. Praticamente tudo que há no melhor Syphon Filter, o Logan's Shadow.

O som aí já é outra coisa. Está completo com todos os efeitos possíveis. dolby Surround tanto nos PCs quanto no X360.

A diversão para quem gosta de um Western-RPG vai estar garantida aqui. Você tem que comprar as suas armas, comprar informações, comprar gadgets, comprar de tudo. Haverá maletas espalhadas pelo chão contendo dinheiro.

Tá, sem lógica. Eu até que poderia ir no mercado negro comprar algum item a mais, mas o básico também? A agência de espionagem então me recrutou para trabalho escravo. Eu estou pagando para trabalhar!! Tudo bem que o dinheiro faz parte de qualquer RPG, mas aqui ficou estranho isso ao meu ver. Muito fora da realidade. Até pagar para a agência Alpha Protocol para ter informações você tem! Falha.

Você também ganha AP para poder comprar habilidades especiais. Com essas habilidades você fica um atirador melhor, um hacker melhor ou qualquer outra habiliade lá é melhorada.

Atenção! Há pouca munição no jogo. Gaste bastante dinheiro em munição, sim. Isso não é um FPS, é um jogo de RPG como em FallOut 3, onde se você não tivesse o devido cuidado, teria que usar as mãos apenas.

Concluindo, esse jogo pode não ser tão excelente quanto outro W-RPG que existe, o Mass Effect 2, mas é sim competente. Pena que as partes onde você atua como hacker, técnico eletrônico e chaveiro são chatas e atrapalham a diversão, sem isso o jogo seria muito bom. E quando alguem falar que os menus são difícies, veja pelas fotos abaixo. Eu achei lógicos, simples e enxutos. Até agora não compreendi as críticas.

Pena que o jogo teria se saído muito melhor se ao invés dessas partes chatas que eu citei acima eles tivessem gastado mais tempo nos detalhes gráficos.

Relatório:
Alpha Protocol
Publicadora: SEGA
Programadora: Obisidian
Hardware: PC, Xbox 360, Playstation 3

Gráficos: 07
Som: 08
Jogabilidade: 08
Diversão: 07
Enredo: 09

Nota final: 08

Imagens capturadas do jogo em PC:

Tudo começa aqui


Na falta de arma, saia na porrada


Mirar na cabeça resolve rápido


Fallout - um nome familiar?


Efeito de blur interessante


Se esgueirando para atirar


Esse é o seu QG no Oriente Médio


Como não lembrar de SOCOM?


Agora lembrou Syphon Filter...


Excelentes efeitos de luzes


Desativando alarme


Abrindo cadeados


Sistema de diálogo


Seu Status e habilidades


Comprando armas

Se desejar, bastar clicar nas fotos para poder amplia-las. Fotos versão PC.

Hardware de teste:
Microsoft Xbox 360

PC
Pentium D 3,4GHz
Windows 7 64 bits
2GB de RAM DDR2
GeForce 8800GT 512MB

Abraços.

2 comentários:

  1. kra, eu prefiro mass effect, mas como vc disse esse jogo é diferente. acho que posso dar uma chance a ele.

    outro grande review! parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Grande Edilson... mais um para acabar com minha vida social. Abraços

    ResponderExcluir